MNGV | MMV – EU no musEU em Viseu – 2ª sessão

No passado dia 4 de Junho decorreu no Museu Nacional Grão Vasco e no Museu da Misericórdia de Viseu a segunda sessão do programa “Eu no musEu em Viseu”.
Ovelhas, do pintor Tomás da Anunciação (1818-1876), foi a obra de arte escolhida para explorar com o grupo de participantes, no Museu Nacional Grão Vasco. Subordinada à temática dos sentidos, que enquadra as primeiras sessões deste programa, a pintura foi analisada do ponto  de vista estéticoe os participantes convidados à sua descrição e interpretação. Recuperar memórias das histórias de vida individuais e relacioná-las com a temática da pintura, levaram os participantes à manipulação de objectos usados na produção de produtos oriundos do gado ovino e caprino.
A sala da Farmácia do Museu da Misericórdia de Viseu foi o «palco» escolhido para receber o grupo dos cuidadores informais. Exploraram-se os medicamentos utilizados no século XIX, comparando-os com a farmacologia atual. Deram-se a conhecer os pesos e medidas utilizados na antiguidade. Com inspiração nesta temática, os cuidadores foram desafiados a desenhar movimentos corporais, orientados pela bailarina da equipa deste programa.