EU no musEU em Viseu – 3ª sessão

MNGV | MMV
EU no musEU em Viseu – 3ª sessão

Na terceira sessão do EU no musEU em Viseu, que aconteceu no passado dia 2 de Julho de 2018, os participantes deste programa tiveram oportunidade de conhecer com mais detalhe a obra de arte “Marinha”, de José Malhoa. O mar, a sua configuração, as ondas e os rochedos, a espuma branca, os salpicos e a maresia, foram o ponto de partida para outras conversas marítimas. Falou-se da pintura naturalista e dos seus pintores, mas também das coisas do mar e daquilo que ele inspira.
Tal como nas anteriores sessões, esta sessão contou com a presença do “Hortelão Estragão” que apareceu de malas prontas para ir de viagem.
Por sua vez, o grupo dos cuidadores informais escutou e partilhou receitas de “mezinhas caseiras” e explorou o sentido da obra “Lamentação sobre o corpo de Cristo” de António Vaz, ficando a conhecer um pouco mais da história de São Cosme, São Damião e São Brás. Os cuidadores foram também desafiados a desenhar movimentos corporais, enquadrados na temática da cura, com invocação no sentir o EU no espaço, no corpo e na alma.
No final da sessão, teve lugar um almoço conjunto, para assinalar o período de férias. A sonoridade da guitarra do Rúben Sobral, aluno do Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão, envolveu todos os presentes num ambiente aprazível. Voltamos a encontrar-nos em Outubro.