Mobiliário

Os móveis estiveram ao longo de muito tempo expostos nas galerias deste museu como peças essenciais para a decoração dos espaços, para a reconstrução do ambiente da época e também como suportes museográficos, surgem agora, na exposição permanente, valorizados em si mesmos.

A coleção de mobiliário é constituída por um significativo número de peças que integra exemplares de diversas tipologias, num universo cronológico que vai desde o século XVII até à segunda metade do século XX. Revelam o gosto requintado de fidalgos de província e a sumptuosidade dos paços eclesiásticos.

O mobiliário civil português está amplamente representado com os três grandes estilos que marcaram o século XVIII em Portugal, designadamente “D. João V”, “D. José” e “D. Maria I”, que permitem identificar algumas soluções técnicas, morfológicas e estéticas, numa época particularmente criativa e receptiva de grandes influências estrangeiras.