Têxteis

Pela sua natureza, aliada a razões de conservação condições peculiares de exposição, este conjunto tem permanecido em reserva. Objetos tão diversos como tapetes, indumentária religiosa, alfaias litúrgicas, colchas, fragmentos de tecidos, etc.

A maioria da coleção de têxteis do museu está ligada à indumentária de aparato litúrgico. A importância atribuída a determinadas peças de paramentaria, não apenas enquanto meio de distinção ou identificação, mas sobretudo na sua condição de suporte figurativo, através do bordado, encontra-se em algumas peças de grande significado artístico.

Com a presença de um pano de armar bordado a seda, proveniente da China e datável do séc. XVII, alarga-se o âmbito artístico e geográfico desta coleção.