Atividades

 

Já foi ao Museu Nacional Grão Vasco? Conhece os seus Tesouros Nacionais?

Deixe-se surpreender por este espaço e venha conhecer centenas de obras de arte, vivendo experiências emocionantes.

O Serviço Educativo pretende incentivar o enriquecimento individual, possibilitando uma compreensão acessível das obras expostas e promovendo diversas actividades relacionadas com a arte.

Procura também aumentar o interesse e o gosto artístico, desenvolver diferentes competências e despertar emoções, procurando conjugar as múltiplas expetativas com as experiências de cada um, sensibilizando e alertando para a importância das coleções. Aumentar o interesse e o gosto artístico, desenvolver diferentes competências e despertar emoções, são objetivos deste serviço.

As visitas propostas foram programadas para os interessados em conhecer mais sobre o património e a arte. Destinam-se àqueles que pretendem estimular a imaginação, levantar questões, intervir, satisfazer a curiosidade, partilhar memórias, manifestar espírito de equipa, revelar o seu potencial criativo…

Deixe-se encantar e enriquecer pela cultura!

 As visitas guiadas pelo Serviço Educativo a grupos escolares, em contexto de visita de estudo, são gratuitas, mediante marcação prévia de, no mínimo, 5 dias (úteis). 

Para marcação prévia de visita contacte-nos através de:

Tel.: +351 232 467 340 / 422 049

E-mail: se@mngv.dgpc.pt

Horário das visitas: 3ª a 6ª feira | 10h00 >12h30 | 14h30 > 17h00


Visitas guiada

 

 

Grão Vasco para todos

A história do edifício, a constituição das coleções, as diferentes obras de arte e os artistas representados são alguns dos temas abordados nesta visita.

Público geral | máx. 25 pessoas | 60 min.

 

 

 

 

Tesouros do Museu:

24 obras excecionais

Que obras são estas? Porque é que têm esta classificação? Qual o seu valor simbólico? Quem são os seus autores?

Nesta visita exploram-se as 24 obras de arte do MNGV classificadas como Tesouros Nacionais.

Público geral | máx. 25 pessoas | 60 min.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é uma Natureza Morta?

Vamos conhecer a pintura Natureza Morta, atribuída a Giuseppe Recco, e descobrir o que é uma natureza morta e qual o seu significado.

Inspirado nesta pintura, podes ser um artista e criar a tua própria natureza morta.

Pré-escolar e 1º ciclo | máx. 20 crianças | 60 min

 

 

 

 

 

 

 

Tintas e pincéis para Marias e Maneis.

Da origem das cores ao colorido da pintura

Como se obtinha o azul? E o verde? E o vermelho? Como se preparavam as tintas? Desde há muitos séculos que os pigmentos naturais eram utilizados na pintura, sendo os responsáveis pela cor que surgia nas obras dos artistas.

Nesta oficina mostramos o processo de elaboração das diferentes cores utilizadas na pintura do Renascimento à semelhança da época.

Pré-escolar e 1º ciclo | máx. 20 crianças | 60 min.

 

 

Faiança! Porcelana!

O que é e para que servia?

Na coleção de Faiança e Porcelana do Museu Nacional Grão Vasco encontram diferentes tipos de peças: potes, pratos, canudos de farmácia, travessas… Vamos conhecer as suas diferenças e semelhanças, qual a sua decoração, cores ou funções. Nesta visita dá “asas à imaginação” e recria estas formas sobre um prato, um azulejo ou uma simples folha de papel.

Pré escolar e 1 º ciclo I máx. 20 crianças | 60 min.

 

 

 

Gestos que falam nas obras do MNGV

Partindo dos gestos representados nas obras de arte, exploram-se novas atribuições, diferentes significados, outra simbologia.

Pré-escolar e 1º ciclo | máx. 20 crianças | 60 min.

 

 

 

Com Sentidos – A Natureza na Pintura

O Naturalismo foi um movimento artístico que encontrou a sua inspiração na natureza e nas cenas da vida do quotidiano.

Com esta atividade, damos a conhecer a pintura naturalista do Museu Nacional Grão Vasco através de sons, de cheiros e texturas sugeridas nas obras expostas.

Pré-escolar e 1º ciclo | máx. 25 crianças | 60 min.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Cadeira de São Pedro

Sentar na cadeira de São Pedro, vestir a sua capa e segurar as chaves do céu pode ser uma experiência única. Desta forma lúdica, ficamos a conhecer melhor a obra-prima do pintor Grão Vasco.

Pré-escolar e 1º ciclo | máx. 25 crianças | 60 min.

 

 

 

 

 

Pinturas, Leituras e outras Rimas.

Com esta atividade propomos uma estratégia de promoção da leitura, proporcionando o desenvolvimento da criatividade, através do enriquecimento dos universos simbólicos. Percecionar, selecionar e organizar experiências estéticas, atribuindo-lhes novos significados, são os objetivos desta atividade.

1º ciclo | máx. 25 crianças | 60 min.

 

Obras escolhidas

Todas as obras de arte têm uma história para contar que gostaríamos de partilhar contigo.

Nesta visita examinaremos à lupa 6 obras de arte e conversaremos sobre a sua origem, a sua cor, a forma e a função.

1º e 2º ciclo | máx. 15 crianças | 60 min.

 

Gostavas de ser Artista?

Então (ar)risca!

Imagina que tu és o artista!

Como seriam as tuas obras de arte?

Convidamos-te a fazer uma visita desenhada ao Museu, aceitas? Só precisas de olhar atentamente para as obras de arte, escolher uma, dar asas à tua imaginação e criar a tua obra de arte no Museu Nacional Grão Vasco!

1º e 2º ciclo | máx. 25 crianças | 90 min.

 

 

Cheira a cravo e a canela

Viagem ao Oriente no Séc. XVI.

Os Descobrimentos Portugueses nos séculos XV e XVI permitiram pôr em contato civilizações que se desconheciam, revelando o “exótico” aos diferentes povos. Marfim, milho, pérolas, seda, entre outros, foram alguns dos produtos descobertos e comercializados pelos portugueses neste período. Nesta atividade exploramos as obras de arte dos descobrimentos, mas também este período da história e suas consequências a nível mundial, estimulando os sentidos e conhecendo diferentes “tesouros”.

2º e 3º ciclo | máx. 25 crianças | 90 min.

 

Grão Vasco, o Pintor!

A arte e os artistas da Flandres influenciaram muito a pintura portuguesa. Quais foram os contributos dessas influências na pintura antiga do Museu? Quais são as características da obra de Vasco Fernandes?

Nesta visita mostramos a coleção da pintura renascentista do Museu, identificando as suas particularidades e analisando o contexto em que foi produzida.

3º ciclo e secundário | máx. 25 pessoas | 60 min.

 

 

Minúcia Poética

O Museu Nacional Grão Vasco propõe uma estratégia integrada de promoção da leitura, que proporciona o desenvolvimento da criatividade, através do  enriquecimento dos universos simbólicos, juntando a poesia com a pintura dos séculos XIX e XX.

3º ciclo e secundário | máx. 25 pessoas | 90min.

 

Columbano e “Os Lusíadas” 

Descobrir o pintor Columbano Bordalo Pinheiro e os seus quadros relativos a “Os Lusíadas” é uma forma de conhecer literatura e pintura ao mesmo tempo. No Museu Nacional Grão Vasco expõem-se algumas destas suas obras exemplares.

3º ciclo e secundário | máx. 25 pessoas | 90 min.

 

Projetos inclusivos de acesso à Arte

Estes projetos inserem-se no âmbito de uma abertura crescente do MNGV a públicos com necessidades especiais, assumindo-se como um museu mais inclusivo, um agente de mudança social e de desenvolvimento. Através da construção e disponibilização de instrumentos e técnicas procuramos, progressivamente, tornar a arte e o espaço museu acessível a todos.

 

 

 

Ver Através de Símbolos

Esta atividade dá relevo à comunicação acessível através da construção de guiões que exploram a obra de arte, permitindo que o visitante a reinterprete por si, segundo a sua condição e de modo significante. Estes guiões elaborados com símbolos pictográficos, apoiam a descodificação, de algumas das obras de arte do museu.

 

Público: Pessoas com incapacidade intelectual, ou que usam o português como língua não materna, ou que têm dificuldades de leitura e/ou baixa literacia.

 

 

 

 

 

Mãos no Ar

Recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, dá-se a conhecer a história do edifício, a fundação do museu, a constituição das coleções e as diferentes obras de arte.

Público: Pessoas com incapacidade auditiva e com domínio da LGP.

Contacto para marcações: surdisol2010@gmail.com