Artes Decorativas

Pese embora as necessárias diferenças no que ao uso e no que ao valor material diz respeito, as peças da coleção de cerâmica partilham com as de ourivesaria o mesmo espaço expositivo. À parte, a ourivesaria sacra trata-se, na maioria, de objetos eminentemente utilitários.

A coleção de cerâmica, uma das mais numerosas e diversificadas deste museu, constitui a expressão visível do colecionismo português de finais do século XIX e primeiras décadas do século XX. Das peças de produção nacional, destacamos a presença de uma talha da primeira metade do século XVII, de faiança, a sua exemplaridade releva tanto da sua estrutura formal, como do figurino decorativo.

Os exemplares de porcelana oriental de diversa tipologia aqui expostos são peças emblemáticas do muito apreciado exotismo, seja pela sua decoração, seja pela beleza da sua matéria.

Neste espaço apresentam-se ainda diversos exemplares de mobiliário, dos séculos XVII a XIX, provenientes de distintos ambientes: um armário louceiro, um contador, um paramenteiro, cómodas, duas cadeiras de aparato, entre outros.