Diáspora

A expansão portuguesa nos séculos XV e XVI permitiu pôr em contacto civilizações que se desconheciam, revelando uma enorme diversidade social e cultural à escala planetária.

Este encontro exprimiu-se em múltiplas facetas, desde a fé ao comércio. Permitiu um conhecimento generalizado de outros povos, de diferentes idiomas, ideias e costumes. Em parte, este encontro materializa-se na arte, que revela influências de diversas culturas.

A partir dos primeiros anos do século XVI chegam a Portugal um elevado número de objectos raros, peças de recordação e de uso devocional (como as pequenas imagens de oratório) e outras de uso doméstico (como é o caso do mobiliário, têxteis, porcelanas e outros).

Feita por artistas locais, integrando técnicas e gostos nativos com modelos ocidentais, esta arte é o resultado da fusão de elementos culturais muito distintos.

Embora o número de objectos expostos nesta sala seja relativamente reduzido, são contudo referências importantes para compreender a presença de Portugal no Mundo e os processos de influência entre os povos.