Tríptico Cook

Assinada por Vasco Fernandes, esta pintura do antigo mosteiro de São Francisco de Orgens é a primeira assinatura que chegou até nós, com a grafia VASCO FRZ. Esta assinatura surge numa das três tábuas que formam o Tríptico da Lamentação com Santos Franciscanos, conhecido por Tríptico Cook, por ter sido adquirida pelo colecionador inglês Herbert Cook, que se supõe ter sido pintado por volta de 1520. Esta obra de importância histórica e artística fundamental, já que na época a prática de assinar pintura era muito rara, pertence à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

A base de identificação do processo criativo do grande mestre do Renascimento português, ou as obras de autoria documentada do Grão Vasco, são as duas obras assinadas – Lamentação com Santos Franciscanos (c. de 1520) e o retábulo com o tema Pentecostes, pintado em 1535, que se conserva na Sacristia da Igreja de Santa Cruz de Coimbra – os cinco painéis que restam do antigo retábulo da capela-mor da Catedral de Lamego, e o magnífico S. Pedro da Catedral de Viseu.

O painel central Lamentação sobre o Corpo de Cristo, está visivelmente cortado do lado esquerdo, tendo uma harmoniosa estrutura triangular. A Virgem inclinada sobre o Corpo de Cristo tem paralelamente Santa Madalena e S. João a acoitar o Corpo de Cristo.