Escultura do Barroco

A escultura presente nesta sala diz respeito às imagens de culto de pequena dimensão, destinadas a capelas e oratórios particulares. São obras que nos dão conta de uma religiosidade de carácter privado. São particularmente notáveis algumas peças escultóricas de pequeno formato desse período nas coleções do Museu.
No final do século XVI, e sobretudo nos séculos seguintes, a representação artística do corpo humano ganha um maior dinamismo, movimento, monumentalidade, carga emotiva e dramatismo. Estas particularidades são visíveis nas expressões dos rostos, nas poses e no tratamento dos trajos. Estas são também características do estilo “Barroco”, que se expressam de igual modo nas personagens bíblicas como aquelas que estão representadas nesta sala.