A
A
A


Destaques

DIÁLOGO A TRÊS || Património de Geração em Geração – 18 de abril > 15h00

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018 – “Património: de geração para geração” No âmbito da programação do DIMS 2018, irá decorrer no Museu Nacional Grão Vasco a primeira iniciativa de organização conjunta entre o IPV e o MNGV – integrada na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018 – cujo enfoque será o …

MNGV | Inauguração “Cores da Natureza” de Teresa Magalhães

MNGV | Inauguração “Cores da Natureza" de Teresa Magalhães  24 de fevereiro a 29 de abril -2018 Ontem inaugurámos a exposição de pintura “Cores da Natureza” de Teresa Magalhães. Esta exposição é constituída por um conjunto de 12 quadros, de técnicas diversas, onde o diálogo entre o mundo físico, a cor e a fotografia se …

Apresentação do livro “O Caminho das Pedras” de Arlindo de Souza

No passado dia 23 de março, o Museu Nacional Grão Vasco, com sala cheia, acolheu a apresentação do livro “O Caminho das Pedras”, de Arlindo de Souza. Este livro conta a história de vida de um homem que até aos 22 anos viveu em terras de Viriato e que depois galgou até terras de Vera …

Conferência – “Que Língua é esta? A barreira da linguagem na divulgação e partilha do património cultural.” por Maria Vlachou

Conferência “Que Língua é esta? A barreira da linguagem na divulgação e partilha do património cultural.” Maria Vlachou No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, apresentaremos no próximo dia 21 de abril, pelas 15h00, a 2ª conferência organizada pelo MNGV e GAMUS. Maria Vlachou é a nossa convidada que nos irá falar sobre “Que …

EU no musEU em Viseu – 3ª sessão

MNGV | MMV EU no musEU em Viseu – 3ª sessão   Na terceira sessão do EU no musEU em Viseu, que aconteceu no passado dia 2 de Julho de 2018, os participantes deste programa tiveram oportunidade de conhecer com mais detalhe a obra de arte “Marinha”, de José Malhoa. O mar, a sua configuração, …

Congresso Internacional “Educação Patrimonial, Turismo, e Comunidades” > 18,19,20 e 21 de outubro 2018

Congresso Internacional “Educação Patrimonial, Turismo, e Comunidades” 18,19,20 e 21 de outubro 2018 O Congresso “Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações” traz a debate todas essas formas nas quais o património se integra nas nossas vidas, refletindo sobre a necessidade de uma educação patrimonial para todos. O Património é nosso, somos nós, e …

MNGV – Festival de Jazz de Viseu – Que Jazz é este?

O Museu Nacional Grão Vasco é parceiro do QUE JAZZ É ESTE? –  Festival de Jazz de Viseu e no próximo dia 1 de agosto, pelas 21h30 recebe o concerto de abertura  com Viseu Big Band.   

MNGV | MMV – EU no musEU em Viseu – 2ª sessão

No passado dia 4 de Junho decorreu no Museu Nacional Grão Vasco e no Museu da Misericórdia de Viseu a segunda sessão do programa “Eu no musEu em Viseu”. Ovelhas, do pintor Tomás da Anunciação (1818-1876), foi a obra de arte escolhida para explorar com o grupo de participantes, no Museu Nacional Grão Vasco. Subordinada …

EU no musEU em Viseu

“EU no musEU em Viseu” do Museu Nacional de Machado de Castro para o Museu da Misericórdia de Viseu e Museu Nacional de Grão Vasco. “Porque mais importante que os objetos de um museu é o que se faz com eles.” No passado dia 24 de fevereiro, apresentámos no Café Memória em Viseu o projeto …

EU no musEU em Viseu

No âmbito das ações programadas para o público sénior, o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu da Misericórdia de Viseu, na assunção da responsabilidade social na sua dinâmica cultural, vão implementar o projeto EU no muSEU em VisEU, em articulação com Museu Nacional Machado de Castro e a Alzheimer Portugal. O MNMC desenvolve já, …

Encerramento temporário

O Museu Nacional Grão Vasco já reabriu ao público as salas do piso 2, onde se encontram as magníficas pinturas de Vasco Fernandes, o Grão Vasco. Venha visitar-nos!

Colóquio “Demência e Arte: tempo (s) de partilhar memórias” > 29 de setembro, 2018

MNGV | MMV Colóquio “Demência e Arte: tempo (s) de partilhar memórias” No passado dia 29 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018 subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, e numa organização conjunta entre o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu da Misericórdia de Viseu apresentámos o colóquio “Demência e Arte: tempo(s) …

Exposição “Cores da Natureza” de Teresa Magalhães | prolongamento

A exposição temporária “Cores da Natureza” de Teresa Magalhães irá continuar patente ao público até ao dia 27 de maio. Esta exposição é constituída por um conjunto de 12 quadros, de técnicas diversas, onde o diálogo entre o mundo físico, a cor e a fotografia se destaca. São obras que revelam, de forma colorida, os …

MNGV | Recital II – IX Festival de Música Piaget Viseu | 1 de junho > 18h00

MNGV | 1 de junho > 18h00 – Concerto No âmbito da parceria entre o MNGV e o Instituto Piaget | Viseu, irá ter lugar na próxima 6ª feira, dia 1 de junho, pelas 18h00, no Museu Nacional Grão Vasco, o Recital II integrado no IX Festival de Música Piaget Viseu. Este Recital terá como …

Danças Circulares Sagradas no Museu > 19 de agosto | 16h00

MNGV | Jardim da Alma | Centro Kailas Danças Circulares Sagradas no Museu 19 de agosto | 16h00 No próximo domingo, dia 19, pelas 16h00 o claustro do MNGV acolhe de novo Danças Circulares Sagradas, numa parceria com o Jardim da Alma e o Centro Kailas  Estas danças são “um espaço simultaneamente terapêutico, expressivo e …

“EU no musEU em Viseu” – assinatura de protocolo e inauguração da exposição “Desenhar o Tempo – o desenho do relógio” de Zizi Ramires

MNGV | MMV | MNMC | Alzheimer Portugal – EU no musEU em Viseu “Mais importante que os objetos do Museu é o que se faz com eles.” No passado sábado, 5 de maio, teve lugar o ato solene de assinatura do protocolo que define o enquadramento da colaboração a desenvolver entre os parceiros MNMC, …

GAMUS – Eleições

GAMUS – Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco Sandra Ferraz é a nova presidente do Grupo de Amigos do Museu Nacional Grão Vasco Foram eleitos, neste sábado, 24 de Fevereiro, os novos corpos sociais do Grupo de Amigos do Museu Nacional Grão Vasco (GAMUS), para o triénio de 2018/2020. Sandra Ferraz, professora de ballet …

Inauguração da exposição “Dark Forces 2004 / V 2018”, de Nuno Cera > 6 de julho | 21h00

MNGV | JE-2018 Dark Forces 2004 / V 2018, de Nuno Cera 06.07 a 19.08.2018 Nuno Cera revisita nesta exposição o território e paisagem do distrito de Viseu. Se em 2004, na sua residência, Nuno Cera retratou, em fotografia e vídeo, o impacto dos grandes fogos de 2003 na paisagem de Viseu, 14 anos depois …

MNGV – 16 de março 1916-2018 – 102.º aniversário

O Museu Nacional Grão Vasco celebrou, na passada 6.ª feira, 16 de março, o seu 102.º aniversário. SE o Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Castro Mendes e a Exma. Senhora Diretora Geral do Património Cultural, Arq. Paula Silva estiveram presentes nestas comemorações. O Vereador Dr. Jorge Sobrado representou o Exmo. Senhor Presidente do Município …

EU no MusEU em Viseu | Inscrições – Voluntariado

Vão ter início no dia 7 de maio, no Museu Nacional Grão Vasco e no Museu da Misericórdia, as sessões do programa “EU no MusEU em Viseu”. Trata-se de um projeto inovador, a realizar na primeira segunda-feira de cada mês, voltado para pessoas com demências (nomeadamente doença de ALZHEIMER) e seus cuidadores. Encontra-se aberta a …

Concertos FIMPV no MNGV – 20 e 26 de abril > 21h00

O Museu Nacional Grão Vasco tem sido um dos parceiros do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu e 2018 não é exceção. Dos muitos concertos deste Festival, o MNGV acolhe no dia 20 de abril, pelas 21h00 o concerto com Monika Streitová e Pedro Rodrigues e no dia 26 de abril, pelas 21h00 …

Exposição temporária “Diálogo e Traição. Grão Vasco | Júlio Resende” _ Inauguração

“Diálogo e Traição. Grão Vasco | Júlio Resende” _ Inauguração 15.06 – 14.10 | 2018 No passado dia 15, foi inaugurada a exposição temporária “Diálogo e Traição. Grão Vasco | Júlio Resende”. Esta exposição, com curadoria da Professora Doutora Laura Castro, resulta de uma vontade comum entre o Museu Nacional Grão Vasco, a Fundação Júlio …

Reabertura do piso 2 do Museu Nacional Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco já reabriu ao público as salas do piso 2, onde se encontram as magníficas pinturas de Vasco Fernandes, o Grão Vasco. Venha visitar-nos!

Festival Internacional de Música da Primavera – Concertos no MNGV – 20 e 26 de abril > 21h00

O Museu Nacional Grão Vasco tem sido um dos parceiros do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu e 2018 não é exceção. Dos muitos concertos deste Festival, o MNGV acolhe no dia 20 de abril, pelas 21h00 o concerto com Monika Streitová e Pedro Rodrigues e no dia 26 de abril, pelas 21h00 …

MNGV | CCV – Cinema na Cidade

Este mês, o Cinema na Cidade está de volta para cinco noites de cinema ao ar livre, em pleno Centro Histórico de Viseu. O Cinema na Cidade passará também pelo claustro do Museu Nacional Grão Vasco onde serão exibidos dois filmes musicados ao vivo, entre o cinema experimental e as imagens rodadas pelo Capitão Almeida …

“Je suis Bovary ou será melhor durar do que arder?” de Patrícia Portela e Leonor Barata > 29 de junho | 21h30

“Je suis Bovary ou será melhor durar do que arder?” 29 de junho | 21h30 MNGV e TV   Patrícia Portela e Leonor Barata regressam ao MNGV, na próxima 6ª feira, com “Je suis Bovary ou será melhor durar do que arder?”. Nesta leitura irão explorar as vulnerabilidades, a fragilidade, a estupidez, e a beleza …

O Caminho da Pedras, de Arlindo de Souza

Na próxima 6ª feira, dia 23 de março, pelas 18h30 será apresentado no Museu Nacional  Grão Vasco, com o apoio da Junta de Freguesia de Viseu, o livro O Caminho da Pedras, de Arlindo de Souza.

SHORTCUTZ #95

O Shortcutz regressa novamente ao MNGV. A primeira sessão terá lugar esta 6ª feira, dia 30 de março, pelas 22h00.  

MNGV | Cerimónia de assinatura de Protocolo NOVO BANCO e Direção Geral do Património Cultural

MNGV | Cerimónia de assinatura de Protocolo NOVO BANCO e Direção Geral do Património Cultural Foi hoje assinado o protocolo entre o NOVO BANCO e a Direção Geral do Património Cultural, respeitante à cedência permanente ao Museu Nacional Grão Vasco de duas pinturas do pintor paisagista francês Jean Baptiste Pillement, pertencentes à coleção de Pintura …

Colóquio “Demência e arte: tempo (s) de partilhar memória (s)” – 29 de setembro

MNGV | MMV < Jornadas Europeias do Património O Colóquio “Demência e arte: tempo (s) de partilhar memória (s)” está integrado na temática das Jornadas Europeias do Património. No âmbito da exposição “Desenhar o tempo – o teste do relógio”, coorganizada pelo MMV e pelo MNGV, este Colóquio visa uma reflexão sobre as questões da …

MNGV | 30 e 31 de março – Encerramento por motivo de greve

Informamos que hoje, dia 31 de março, o Museu Nacional Grão Vasco encontra-se encerrado por motivo de greve.


Colóquio “Demência e Arte: tempo (s) de partilhar memórias” | 29 setembro -14h30

  MNGV | MMV – Jornadas Europeias do Património 2018 Colóquio “Demência e Arte: tempo (s) de partilhar memórias” 29 de setembro | 14h30>18h30 No âmbito da 2ª edição da exposição ‘Desenhar o Tempo – o Teste do Relógio’, coorganizada pelo Museu da Misericórdia de Viseu e pelo Museu Nacional Grão Vasco, a partir do …

MNGV | 30 de março – Encerramento por motivo de greve

Informamos que hoje, dia 30 de março, o Museu Nacional Grão Vasco encontra-se encerrado por motivo de greve.

EU no musEU em Viseu

  MNGV | MMV _ EU no musEU em Viseu Passado um mês da primeira sessão,o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu da Misericórdia realizaram, na passada 2ª feira, a segunda sessão do “EU no musEU em Viseu”. A equipa fez uma avaliação muito positiva da primeira sessão. Pelo que percebemos, também os participantes …

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus – 18 e 19 de maio

MNGV | Dia Internacional dos Museus  e Noite dos Museus – 18 e 19 de maio “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” O Museu Nacional Grão Vasco associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus – 18 de maio – com visitas à exposição permanente e à exposição temporária “Cores da Natureza” de Teresa Magalhães, …

Gratuitidade aos domingos e feriados

As entradas no museu são gratuitas aos domingos e feriados para os cidadãos residentes em Portugal. O novo regulamento atualiza também os valores de ingresso ao Museu Nacional Grão Vasco e todos os demais museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).  Consulte todas as atualizações em:  https://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/museus-monumentos-e-palacios/novo-regulamento-geral-de-bilhetica-e-acesso-aos-museus-monumentos-e-palacios/?fbclid=IwAR3fAKPpSmjCpOwnUVAD3i-kY92EBhS_imoG4EQYZFMQ4ZawOnCqj_EkDpY    

“ÀS CEGAS” Visita pela mão aos tesouros nacionais e acervo do Museu Nacional Grão Vasco – estreia 9 de fevereiro, 16h00

“ÀS CEGAS” Visita pela mão aos tesouros nacionais e acervo do Museu Nacional Grão Vasco Leonor Barata Consultoria artística Henrique Amoedo 60 min. aprox | m/ 16 anos Com a cumplicidade de Henrique Amoedo, do Dançando com a Diferença, Leonor Barata criou uma visita sensorialque dá a conhecer os tesouros nacionais do Museu Nacional Grão …

Danças Circulares Sagradas no Museu

Partilhamos algumas imagens da oficina “Danças Circulares Sagradas”, que decorreu na tarde do passado domingo, no claustro do museu. Esta foi uma iniciativa promovida pelo Jardim da Alma e o Centro Kailas em parceria com o MNGV.