Biblioteca – Arquivo

Biblioteca e Arquivo Documental

Biblioteca
As obras que constituem o seu acervo bibliográfico são de assumida relevância, com uma tipologia estruturada a partir das coleções existentes neste Museu, prestando um serviço à comunidade orientado para a reflexão e produção de conhecimento.

As suas coleções artísticas incidem nas categorias de Pintura Geral, Pintura Antiga, Pintores Portugueses e Internacionais, História da Arte, História de Portugal, Cerâmica, Artes Decorativas, Mobiliário, Escultura, Desenho, Gravura, Aguarela, Pastel, Ourivesaria, Artes Decorativas, Arquitetura, Fotografia, Arqueologia, Antropologia, entre outras. Nestes domínios, merecem evidência algumas obras de referência: monografias e publicações periódicas, com destaque para as edições “Museu Nacional Grão Vasco”, cujos catálogos acolhem o estudo de núcleos do acervo do MNGV, na continuidade de um trabalho de investigação permanente.

Arquivo Documental e Histórico
O Arquivo do MNGV é constituído por um significativo espólio documental.
Contendo uma cronologia que se estende desde o século XIII ao XX, reúne: Documentos Avulsos, Livros Manuscritos, Pergaminhos, Fragmentos e Selos Avulsos, provenientes do cartório do cabido da Sé de Viseu (na sequência da criação do Museu, em 1916, ficavam à sua salvaguarda os quadros e a escultura da catedral, o tesouro, e o não menos importante fundo documental dos cartórios da Sé e do cabido) e documentação relativa ao período da fundação do museu (posterior à República) e da criação das suas coleções.
Sendo um importante instrumento para a fixação da identidade coletiva a larga escala, este fundo documental é um precioso testemunho da história da Sé e da cidade de Viseu, afirmando-se como indispensável para o seu estudo.

A Biblioteca e Arquivo Documental do Museu Nacional Grão Vasco  disponibiliza a sua base de dados, onde poderá ser consultado  acervo bibliográfico estruturado a partir das coleções e correntes artísticas existentes no Museu, que incidem essencialmente nas diferentes categorias respeitantes às obras em exposição e em reserva.

Para mais informações, consulte a seguinte Página

Horário:
Terça-feira:14h00-17h30
Quarta, quinta e sexta-feira: 10h00-12h30 ||14h00-17h30

Contacto:
Tel.: (00351) 232 42 20 49
E-mail: mngv@mngv.dgpc.pt

Condições de acesso:
Como biblioteca especializada em arte, está mais vocacionada para investigadores e alunos, em regime de consulta presencial, com marcação prévia.

O acesso aos fundos de arquivo e coleções em reserva é restrito a investigadores, através de pedido por escrito, dirigido à Direção do Museu.